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Bullguer Vila Madalena

São Paulo

Primeira hamburgueria smash burguer do Brasil, o Bullguer nasceu em 2014 com a intenção de ser uma loja que se destacasse tanto pela gastronomia, quanto pelo ambiente inovador; através de elementos modernos, jovens e despojados, criando-se diversos pontos focais instagramáveis. Em 2020, a loja de 248m2 localizada no coração da Vila Madalena, passou por uma reforma que mudou sua configuração. O novo projeto representa o amadurecimento do conceito da marca, através do uso de elementos mais chamativos, maior variedade na paleta de cores, integração entre os elementos de forro e iluminação, e aproveitamento máximo das infraestruturas existentes. Anteriormente, a loja funcionava com atendimento às mesas e agora passa a ser de auto serviço. A fim de reforçar esse modelo, o projeto traz um elemento gráfico representado por faixas pretas que seguem do piso para as paredes, demarcando o caminho da entrada até o caixa principal, e organizando o fluxo do local. Há ainda uma área exclusiva para as entregas de delivery, que teve como premissa organizar melhor o fluxo entre clientes e entregadores, bem como facilitar o fluxo de entregas entre a cozinha e a área de delivery. Entre os materiais, o metal está presente com diversas aplicações de texturas e cores, como nas divisórias da fila e no fechamento dos porta pallets da fachada, através de chapas expandidas. As chapas dos balcões de caixa e retirada, carregam a cor grafite presente na maior parte da loja, e os caixilhos metálicos têm aplicação da cor rosa na cozinha e no estoque. Havia a necessidade de solucionar a incidência excessiva de luz solar no interior da loja, e para isso foram utilizadas duas soluções. A primeira foi a implantação de uma fachada em porta pallets com floreiras, que amenizam a incidência dos raios solares. A segunda foi a aplicação de uma película colorida nos vidros da loja, que além de proteger contra a incidência solar, também traz a coloração avermelhada para o salão interno. Com a adequação do programa da loja para autoatendimento, foi necessário implementar um espaço para a área de fila e ao mesmo tempo aumentar a lotação máxima da loja. Para solucionar essa questão, foi criado um deck que se estende até o alinhamento da fachada, ampliando assim a quantidade de lugares. A área externa ficou melhor aproveitada a partir da criação deste deck com fechamento em porta pallets que faceiam a calçada e trazem a identidade das novas lojas Bullguer. Esse espaço ganhou um número maior de assentos em relação à área interna, além de ter boa ventilação e permitir a permeabilidade do olhar entre loja e rua. Boa parte da estrutura original da loja foi reaproveitada, como o mezanino, áreas técnicas e caixilhos, sendo a maior intervenção feita a partir da aplicação de novos materiais nas paredes e nos pisos. Toda infraestrutura se mantém aparente e faz parte da composição arquitetônica da loja, como os dutos de exaustão da cozinha, que se destacam pela cor rosa. Este elemento está presente desde a fachada até a parte interna do salão, além das máquinas de ar condicionado que compõem uma parede inteira na área do deck. Uma luminária grande e flutuante foi desenvolvida para o centro do salão, com lâmpadas fluorescentes em vermelho e branco, fazendo referência às cores do neon em formato de bacon, presente nas demais lojas. A intenção da criação da luminária, somada ao adesivo vermelho aplicado ao vidro da entrada, foi de trazer um aspecto quente para o visual da fachada, remetendo à um bacon sendo frito para ser degustado em um delicioso burguer.

FICHA TÉCNICA / Data Sheet
Arquitetura / Architecture: Superlimão
Autores / Authors: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, Maria Fernanda Elaiuy, Fernando Ferrari, Marília Vicentini e Natalia di Renzo.
Local / Location: São Paulo, Brasil / São Paulo, Brazil
Area / Area: 248 m²
Ano / Year: 2020
Fotografias / Photos: Israel Gollino

Fornecedores / Suplliers
Construção: MAEC
Luminotécnica: LDArti
Paisagismo: Teco Paisagismo

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