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Xdome
São Paulo
O projeto assinado pelo Superlimão para o XDome, uma grande arena de jogos eletrônicos – ou e-sports –, foi criado com o objetivo de entregar um espaço interativo, que se tornaria referência para o universo dos games. O objetivo é contar a sua história e evolução desde os arcades, passando pelos consoles (e a tradição do ‘jogar no sofá’), os fliperamas, culminando no palco principal dos jogos virtuais.
Localizado no Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo, o espaço é mutável e versátil para atender a variedade de usos conforme a necessidade: aberto ao público geral de fãs dos games; treinamento de equipes profissionais; e até competições e eventos especiais.
O desenvolvimento da grande arena se inspira na clássica dualidade sugerida pelos jogos, na disputa do "bem contra o mal", da disputa entre dois times. Espacialmente, o antagonismo é representado por elementos fortes que marcam esse contraste e criam a sensação de túnel, que vai, aos poucos, revelando a arena. Na entrada, de um lado aparecem formas simples, suaves, bem iluminadas e com toque minimalista. Do outro, a forma antagônica, prismática, recortada, escura e pesada.
O elemento bruto à direita abriga a recepção, fliperamas, área dos consoles e, ao chegar na área de pé direito duplo, o ‘QG’ da Final Level, plataforma de entretenimento gamer. Com fechamento em vidro para manter interação com o público na arena, o QG Final Level foi espaço especialmente criado para live-streaming e geração de conteúdo. No elemento mais leve, à esquerda está locada a loja de equipamentos e periféricos Redragon, uma cabine de transmissão e as áreas de treinamento de equipe.
A interatividade e a mobilidade, que permitem facilmente a mudança de cenários, são destaques importantes da tecnologia do espaço. Além da iluminação endereçável que, ao possibilitar diferentes composições e cores, se torna elemento fundamental no desenvolvimento do conceito.
O mobiliário, especialmente desenhado pelo Superlimão para o XDome, é peça-chave para a versatilidade do espaço. Equipadas com rodízios, as mesas móveis comportam toda a estrutura necessária para os computadores e periféricos, e podem se deslocar facilmente pela arena conforme necessidade. A fiação vem da estrutura montada no forro, deixando o piso livre de saídas de energia para tornar flexível o posicionamento das estações, que tem seus equipamentos plugados e desplugados com facilidade. A solução torna o mobiliário extremamente prático e, ao mesmo tempo, proporciona segurança no cuidado e manuseio dos equipamentos.
Por fim, para coroar a arena, criou-se o domo: uma cúpula que faz referência a palcos de grandes disputas e concentra as estações com os computadores. Nele são projetadas as diversas possibilidades de iluminação que dinamizam o espaço.
































Ficha Técnica / Data Sheet
Arquitetura / Architecture: Superlimão
Equipe de Arquitetura / Architecture Team: Maria Fernanda Elaiuy, Amanda Suzuki Locatelli, Fernando Pietropaolo Ferrari, Ricardo Tortorello, Beatriz Zanella, Vitor Curti, Diogo Matsui, Brunna Dourado e Liliana Esteves
Ano / Year: 2022
Área / Area: 375m2
Endereço / Address: Shopping Metrô Santa Cruz – São Paulo – SP
Fotos / Fotografia: Maíra Acayaba
Fornecedores / Suppliers:
Construtora / Constructor: Brandão e Marmo
Marcenaria mobiliários / Wood Work: Oficina 27
Projeto Luminotécnico / Light Designing: Elimax Comércio
Mobiliários salas / Furniture: - Oficina 27
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